Marcação Consulta
Serviços
  • Urgências 24H

    Dispomos de serviço de urgência permanente fora do horário normal de atendimento (aqui), sempre com contacto telefónico prévio.

    Deverá fazer o contacto para qualquer dos nossos números disponíveis: 284389777 / 960225327

  • Consultas

    Consultas em horário normal:  (Todos os dias das 10:00 às 20:00 e nos Sábados das 10:00 às 13:00 ) de rotina ou de especialidades (exº dermatologia, cardiologia, medicina interna, ortopedia), preferencialmente por marcação.

    Consultas de urgência: Restante período diário, mediante contacto telefónico prévio.

    Consultas de referência: O Hospital colabora frequentemente com outros colegas e clínicas. Os animais referenciados deverão trazer consigo o respectivo formulário de referência
  • Medicina Preventiva

    A medicina preventiva envolve principalmente os procedimentos de vacinação e desparasitação, as causas mais frequentes de visita ao centro de atendimento médico veterinário.

    No Hospital adaptamos o esquema vacinal a cada indivíduo de acordo com a sua idade, habitat e principalmente os factores de risco a que cada animal está sujeito, seguindo as indicações e estudos mais recentes da WSAVA (world small animal veterinary association).

    Consulte também:

    "5 mitos e factos sobre vacinação"
  • Anestesia

    No Hospital tentamos seguir os protocolos anestésicos mais seguros e adaptados ao procedimento cirúrgico em questão, utilizando preferencialmente anestesia volátil.

    Os animais anestesiados têm sempre acompanhamento permanente de um profissional que vigia os parâmetros vitais, pressões sanguíneas, oxigenação e temperatura corporal durante todo o tempo da intervenção.

    Temos também particular atenção à analgesia pré e pós operatória de forma a garantir o mínimo de dor nos pacientes cirúrgicos.
  • Cirurgia

    O Hospital dispõe de equipa habilitada a fazer diversos procedimentos cirúrgicos:

    - Cirurgia geral de tecidos moles.
    - Cirurgia específica de tecidos moles: Oftalmológica,  gastrointestinal, urinária, reprodutiva, oncológica, reconstrutiva.
    - Cirurgia ortopédica e articular: Osteossínteses de ossos longos abertas/fechadas com colocação de implantes (fixadores externos,  placas,  cavilhas intramedulares), "excisão da cabeça do fémur", reconstrução da articulação coxofemoral com implantes, cirurgia de joelho,  estabilização cirúrgica de luxações de cotovelo,  coxofemorais, sacroilíacas,  cirurgia reconstrutiva de bacia (exceto fraturas de acetábulo).

    - Procedimentos técnicos cirúrgicos: Drenagem de efusões torácicas (toracocentese ou colocação de drenos torácicos), abdominais, pericárdicas, tubos de alimentação (nasogástricos, faringostomia), algaliações
  • Imagiologia

    Acreditamos que hoje em dia o diagnóstico por imagem complementa de forma preciosa o trabalho em clínica de animais de companhia. Para tal, dispomos de diversos meios, nomeadamente:

    - Rx digital: Estudos radiográficos genéricos e mais específicos, tais como despiste (não oficial) de displasia de anca e cotovelo, bem como estudos radiográficos com contraste iónico ou baritado.


    - Ecografia abdominal com recurso a doppler de cor : Rotina, emergência,  investigação, controlo de gestação. Possibilidade de citologias aspirativas (Paaf ) e biópsias ecoguiadas)


    - Ecocardiografia: Meio de imagiologia fundamental no diagnóstico das doenças cardíacas, determinante na escolha do tratamento mais adequado e seguimento de pacientes crónicos.
  • Internamento

    Em situações que o justifiquem o animal pode necessitar de ficar hospitalizado para receber cuidados especiais. Para tal dispomos de:

    -  Internamento geral e de doenças infecto-contagiosas (exceto animais com fases agudas de esgana).  Durante cada dia de internamento são feitos três exames físicos aos pacientes,  pelo menos dois dos quais pelo médico veterinário e o outro por enfermeiros veterinários,  os quais acompanham em permanência os animais durante o dia. Durante a noite está destacado um Médico veterinário para serviço de urgência que acompanhará os pacientes caso necessitem de vigilância.

    - Internamento para oxigenoterapia: jaula equipada para atmosfera rica em oxigénio
  • Laboratório

    As análises clínicas representam hoje em dia um elemento precioso na complementarização dos diagnósticos. No hospital dispomos de um laboratório equipado para a realização dos seguintes exames:

         -  Hemograma com fórmula leucocitária e contagem de reticulócitos,  bioquímicas sanguíneas (BUN, Crea, Alt,  Alkp,  Ast,  Cálcio, Fósforo,  Alb,  Pt),  Ionograma (Na / Cl/ K),  kits de diagnóstico (Speed Leish, Dirofilaria,  FIV/Felv, Parvo/ Corona, esgana e testes SNAP: 4dx (Ehrlichia,  Anaplasma,  Dirofilaria, Borrelia),  Giardia,  pancreatite felina e canina (Cpl e Fpl .  Citologias variadas (esfregaços sanguíneos para pesquisa de hemoparasitas,  confirmação de contagens de células sanguíneas,  pesquisa de parasitas cutâneos  citologias auriculares,  avaliação sumária de efusões pleurais, pericardicas e peritoneais.

    Trabalhamos também em conjunto com um laboratório de referência em Veterinária para realização de todas as análises que não forem possíveis fazer no Hospital (exº histopatologias, perfis endócrinos, serologias, entre outras)
  • Banhos e Tosquias
    Dispomos do serviço de banhos e tosquias efectuados sob marcação prévia aqui

    Poderá também fazer o contacto para qualquer dos nossos números disponíveis: 284389777 / 960225327
  • Acupunctura

    O serviço de acupuntura é prestado pelo Dr. Rui Elias  http://acupmedvet.com, mediante marcação prévia aqui

    Poderá também fazer o contacto para qualquer dos nossos números disponíveis: 284389777 / 960225327.


    A Acupuntura é uma ferramenta mais que o Médico Veterinário dispõe para manter a saúde dos seus animais, sendo, as Medicinas Ocidental e Oriental, hoje em dia consideradas terapias complementárias.

    É uma técnica milenar de origem chinesa e foram os chineses que tornaram a acupuntura um sistema médico bem organizado e estruturado, tendo sido reconhecida pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) em 1979. Ainda antes, em 1974, foi criada e regulamentada a INTERNATIONAL VETERINARY ACUPUNCTURE SOCIETY (IVAS) para assegurar a Acupuntura como uma parte integrante do sistema de saúde veterinária, procurando conciliar a aplicação desta técnica com a ciência veterinária alopática (Ocidental).

    - A Acupuntura é uma terapia médica muito segura, sempre que realizada por um Médico Veterinário qualificado.

    - Não produz efeitos colaterais pois não implica a introdução no organismo de nenhuma substância química, actuando sobre a própria energia dos animais.

    - Não existe a possibilidade de transmissão de infecções porque são utilizadas agulhas esterilizadas e descartáveis.

    - É um método terapêutico curativo, mas também paliativo e preventivo (profilaxia), uma vez que reforça a condição do organismo e promove a saúde.

    - Existem algumas patologias que respondem melhor e com maior rapidez quando tratadas com a ajuda de Acupuntura, e é um método menos agressivo para o animal, não provoca efeitos secundários não-desejáveis e pode representar um custo económico menor para os donos.

    - Sendo que uma doença é o resultado de um desequilíbrio energético do corpo, a Acupuntura Veterinária equilibra a energia vital dos animais, facilita a dispersão de possíveis factores patógenos e ajuda o corpo a atingir a auto-curação

    A Acupuntura pode ser aplicada em inúmeras situações, como:

    - Patologias musculo-esqueléticas / ortopédicas

    - Doentes geriátricos (doenças relacionadas com a idade)

    - Dor crónica / patologias crónicas

    - Reabilitação pós-cirúrgica

    - Problemas neurológicos (ex: paralisias, incontinência)

    - Patologias próprias de cães de raça grande (ex: Displasia de Anca, Hérnias Discais, Artroses)

    - Patologias gastrointestinais (digestivas)

    - Patologias dermatológicas (pele)

    - Casos de alergias

    - Problemas de ouvidos

    - Patologias genito-urinárias (ex: Insuficiência Renal, problemas reprodutivos)

    - Patologias endócrinas (hormonais)

    - Patologias cardio-respiratórias

    - Melhoria da actuação de animais de desporto

    - Para analgesia em cirurgias (p.ex. para limpeza de dentes)

    - Alterações de comportamento (ex: agressividade, insónias, inactividade)

    - Doentes com cancro (ajuda no tratamento, ajuda a modular o sistema imunitário, melhora a qualidade de vida, alivia a dor, diminui os efeitos secundários ao tratamento farmacológico)
  • Domicílio
    O Hospital dispõe de uma ambulância com condições para transporte de animais de ou para o Hospital. Fazemos também consultas ao domicílio, sempre mediante marcação e disponibilidade de pessoal para o efeito. Marque aqui

    Poderá também fazer o contacto para qualquer dos nossos números disponíveis: 284389777 / 960225327
  • Transfusões sanguíneas

    Este é um procedimento realizado no Hospital sempre que a situação clínica assim o exija e que pode ser decisivo na sobrevivência de pacientes críticos.

    Os produtos sanguíneos ou derivados do sangue podem ser obtidos directamente no Hospital ou através da colaboração do Hospital com o Banco de sangue animal permitindo o acesso a produtos sanguíneos testados e seguros permitindo dar resposta a necessidades urgentes,  ou no caso de não haver um dador disponível.

    São efectuadas transfusões de sangue inteiro, concentrado de eritrócitos e transfusões de plasma.
  • Odontologia
    Esta é uma área que cada mais se aplica e se desenvolve em Medicina Veterinária.  A saúde do seu animal começa na boca e em qualquer fase da sua vida pode ser necessário fazer limpezas dentárias (destartarizações e polimento dentário), ou outro tipo de correções odontológicas. Poderá fazer marcação para avaliação dentária aqui

    Poderá também fazer o contacto para qualquer dos nossos números disponíveis: 284389777 / 960225327
  • Vendas
    Venda ao público de alimento e medicamentos não sujeitos a receita médica, bem como aconselhamento especializado sobre tratamentos profiláticos (exº desparasitações, prevenção de Leishmaniose)

  • * Hospital acreditado pela Ordem dos Médicos Veterinários

    * Hospital licenciado pela DGAV